top of page

GINECOMASTIA

Diminuição da Mama Masculina

IMG_9603.jpg

Ginecomastia é o crescimento das mamas masculinas por alteração hormonal ou acúmulo de gordura. 

A cirurgia de ginecomastia se destina a retirar o excesso de gordura e/ou de glândulas da região peitoral masculina.

Geralmente, ocorre   nas   fases   de   desenvolvimento   hormonal   como   infância, adolescência ou velhice e, na maioria dos casos, não são associadas a uma doença, embora haja necessidade de avaliação.

A maior parte dos casos de ginecomastia acontece na puberdade, em uma ou nas duas mamas e a tendência é que o quadro se reverta até o fim da adolescência.

Outra incidência é na velhice, atingindo até 30% dos homens idosos.

A ginecomastia pode surgir, também, como decorrência da prática de atividades físicas, uso de medicamentos e do emagrecimento em caso de ex-obesos, por excesso de pele na região mamária.

Quando persiste a alteração de volume das mamas masculinas, o problema pode ser corrigido com procedimento cirúrgico relativamente simples e com bons resultados estéticos.

Quando o volume excessivo da mama for exclusivamente de gordura, pode-se retirar por lipoaspiração, restando uma cicatriz de aproximadamente 0,5 cm.

Quando houver aumento da glândula mamária ocasionando a deformidade, a cicatriz deixada ficará na borda aréola.

Através de uma consulta médica detalhada, o médico poderá fazer o diagnóstico e indicar o melhor tratamento.

 

RECOMENDAÇÕES PRÉ -OPERATÓRIAS:

Algumas recomendações deverão ser seguidas antes da cirurgia e serão explicadas por seu médico.

É importante que você esteja em boas condições de saúde para fazer a cirurgia. Na consulta médica é realizada uma avaliação física completa e são solicitados exames laboratoriais pré-operatórios.

Informe ao seu médico os remédios que você usa normalmente, pois alguns devem ser suspensos, como é o caso dos anticoagulantes.

Evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer, por um período de 15 dias antes do ato cirúrgico (incluindo também os diuréticos e formulações pré treino).

Comunicar até 2 dias antes da cirurgia ocorrências como gripe, indisposição, febre e demais problemas de saúde que possam surgir.

Evitar bebidas alcoólicas ou refeições fartas na véspera da cirurgia.

Outras recomendações específicas, relativas a cuidados com o curativo, cicatrização, exposição solar e atividades esportivas serão dadas pelo seu médico de acordo com o seu caso.

Converse sobre suas expectativas com seu médico e veja o que realmente pode ser feito no seu caso, pois a perfeição não existe.

Juntos, poderão discutir as técnicas cirúrgicas existentes e a mais indicada para o seu caso, pois há de se respeitar sempre a anatomia de cada pessoa.

Não existe Cirurgia Plástica sem cicatrizes, cada pessoa tem um processo de cicatrização diferente, que não depende do médico e sim do organismo.

A paciência e os cuidados são fundamentais no pós-operatório. Ao longo de alguns meses você poderá ver um resultado mais natural e definitivo.

 

RECOMENDAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS:

Evitar esforço físico por, no mínimo, 15 dias.

Não levantar os braços em excesso, nem dormir sobre as mamas.

Obedecer rigorosamente à prescrição médica.

Use a cinta pós-operatória continuamente, pelo período indicado por seu médico, retirando-o só para banhar-se.

Alimentação normal (salvo em casos especiais). Recomendamos alimentação hiperproteica (carnes, ovos, leite), verduras (principalmente as verde-escuras, como espinafre, couve, brócolis, etc.), legumes e frutas. É importante alimentar-se de forma correta e equilibrada.

Voltar ao consultório para a troca de curativos nos dias e horários marcados.

As cicatrizes não podem ser expostas sol direto por um período de 18 meses. Utilize bloqueadores solares, mesmo quando estiverem cobertas.

Tenha sempre em mente que o bom resultado final de qualquer cirurgia também depende de você.

1 - IMG_3346.PNG
bottom of page