top of page

PRÓTESE DE MAMA

Implante de silicone

IMG_9571.jpg

Diversas são as razões pelas quais uma mulher procura aumentar suas mamas.

Muitas convivem com o incômodo no tamanho e mesmo na assimetria de suas mamas por longos anos; outras, percebem um mudança considerável após a gravidez.

Todas, porém, procuram a sensação de plenitude diante do espelho, ao próprio toque, em suas rotinas.

A mamoplastia de aumento é um cirurgia considerada de baixo risco, minimamente invasiva, onde a colocação de implasntes pode ser feita acima do músculo (subglandular) ou abaixo dele (submuscular).

As incisões para posicionamento das próteses podem ser feitas na axila, na aréola ou na dobra inferior da mama.

As técnicas utilizadas, o volume e formato das próteses são resultado de um estudo minucioso da estrutura corpórea do paciente, e claro, suas expectativas, pautado por todo repertório técnico do cirurgião.

É importante dizer que o procedimento deve ser realizado em ambiente hospitalar, e que como qualquer intervenção, há algum nível de risco associado á sua realização.

QUAL O MELHOR TIPO DE PRÓTESE?

As próteses mamárias são estruturas de silicone, gel ou solução salina, que em um procedimento cirúrgico tem a função de aumentar, corrigir assimetrias, melhorar o contorno, harmonizar a aparência da mama.

Uma resposta universal para essa pergunta, não é possível. 

A escolha adequada da prótese é aquela que considere as diferentes formas, proporções, biotipos e desejos de cada mulher.

Algumas pacientes almejam um resultado mais discreto, mais natural; outras, solicitam maior evidência, maior volume.

Se não houver prejuízo da saúde, não há certo ou errado.

Aqui, explicamos bem brevemente, as principais características de cada um dos tipos:

- PRÓTESE CÔNICA: é aquela onde um volume maior é notado no centro da mama, resultando em maior projeção dos seios.

- PRÓTESE REDONDA: a mais escolhida pelas pacientes, costuma deixar o colo bem desenhado, contornado, e é indicada para quem já possui algum volume mamário.

- PRÓTEE ANATÔMICA (gota): é a que concentra a maior parte do volume da prótese na parte inferior da mama, resultando no aumento do volume com aparência mais natural.

QUAL A VALIDADE DAS PRÓTESES?

Antigamente era bastante comum a ideia que havia um prazo de validade da prótese. 

Hoje, porém, sabe-se que a troca deve ser realizada apenas quando houver alguma laterção médica ou por desejo da paciente.

A tecnologia envolvida na produção de implantes é exemplar, tornando-as especialmente, longevas, resistentes, e com um design que garante melhor aderência; desta forma, na ausência de alguma rara questão realacionada à saúde, a razões para troca são estéticas. 

Algumas mulheres, após algum tempo, desejam mamas maiores, outras, menores. Outra situação comum é alguma alteração da forma da mama em função de uma ou mais gestações ou oscilações consideráveis de peso.

Fora isso, a necssidade de toca periódica de implantes, é mito.

CONSIGO AMAMENTAR APÓS COLOCAR PRÓTESE?

Na quase totalidade dos casos, a amamentação não será prejudicada de forma alguma pela existência de uma prótese de silicone.

Isso porque, a cirurgia plástica não costuma alterar a estrutura da mama, apenas o tamanho e formato.

A resalva aqui está na técnica utilizada.  Se a prótese for colocada pela base da mama ou pela axila, as chances são realmente quase nulas, se contudo, for colocada pelas aréolas, há uma possibilidade dos ductos mamários, os canais que transportam o leite das glãndulas até o mamilo, serem atingidos.

Ainda assim, não ha uma correlação desta te´cnica com a impossibilidade de amamentar o bebê.

O QUE É CONTRATURA CAPSULAR?

Não se enganem, após a colocação da prótese de silicone, a contratura da capsula ocorrerá de forma leve, mas acontecerá.

Este encapsulamento é apenas o processo natural de cicatrização, é o corpo entendendo a presença da prótese.

O surgimento desta membrana é natural, e pode sim (ainda que não seja uma regra) ficar mais espessa com o passar dos anos,podendo contrair e endurecer.

Este é um sinal que a prótese precisa ser trocada.

Em algumas pacientes, essa contratura pode acontecer precocemente, e em geral, esta relacionada á contaminação bacteriana ou fatores autoimunes.

Como lidar?

Em fases iniciais, pode-se tentar o uso de medicamentos, em fases mais avançadas, a remoção da capsula e substituição da prótese é a única solução. 

Contudo, o mais importante é se atentar à todos os cuidaos pós-operatórios e prestar sempre muita atenção ao seu corpo.

Qualquer alteração, por menor que seja, deve ser comunicada ao seu médico.

POSSO PERDER A SENSIBILIDADE DAS MAMAS?

A perda da sensibilidade após uma cirurgia das mamas, é uma possibilidade sim.

A boa notícia, é que na imensa maioria dos casos é uma peda apenas leve, parcil e temporária.

Como qualquer outro procedimento, cirurgias nas mamas possuem riscos, e um deles é, justamente, esta diminuição da sensibilidade, mais presente, inclusive, em intervenções maiores, como a retirada de um grande volume de mama, por exemplo.

1 - IMG_3346.PNG
1 - IMG_3346.PNG
bottom of page