top of page

BLEFAROPLASTIA

Retirada de pele das pálpebras 

IMG_9581.jpg

O nome é complicado, mas se trata da famosa cirurgia para retirar o excesso de pele e bolsas de gordura que conferem aquele ar de cansaço ás pálpebras superiores e inferiores, e que em casos mais graves chegam a atrapalhar o campo de cisão.

Com o passar dos tempo, é comum verificarmos perda de elasticidade da pele da pálpebra superior e o aparecimento de bolsas na região abaixo dos olhos. 

O que deixa a impressão de cansaço constante, ofuscando o brilho do olhar, e até ocultando a maquiagem para as mulheres.

Assim, a blefaroplastia tem a função de rejuvenescimento, de equilíbrio do olhar, e por consequência, de toda expressão facial. 

O procedimento também pode assumir um caráter reparador, que como dito acima, com sobras volumosas de pele em alguns casos, chega a prejudicar a visão e as atividades do paciente. 

QUEM PODE REALIZAR A BLEFAROPLASTIA?

A blefaroplastia é indicada para pacientes, homens e mulheres, com boa saúde, verificada pelos exames pré operatórios, que desejem ou precisem corrigir ou harmonizar o olhar através de procedimentos nas pálpebras (inferior ou superior).

Ou seja: 

- extrair as bolsas abaixo dos olhos e da pálpebra superior.

- diminuir a pele flácida da pálpebra superior.

- corrigir uma eventual ptose (queda da pálpebra).

- eliminar xantelasmas (pequenas bolinhas de colesterol que se formam usualmente na pálpebras).

- ou mesmo auxiliar na reparação da área por extração de tumor.

Já as contraindicações são as mesmas de qualquer outra intervenção cirúrgica: cardiopatias severas, infecções, condições de saúde geral que possam colocar o paciente em risco, ainda que em um procedimento simples e com anestesia local. 

POSSO ASSOCIAR A BLEFAROPLASTIA À OUTROS PROCEDIMENTOS?

É bastante comum inclusive, realizar a blefaroplastia superior e inferior no mesmo procedimento cirúrgico e com anestesia local. 

Contudo, é possível associar também outros procedimentos à blefaroplastia, seja uma rinoplastia ou lifting facial, por exemplo.

É uma região sensível, bastante vascularizada, e que naturalmente já gera hematomas.

Além disso, quando feita sozinha, pode ser realizada com anestesia local e em nosso centro cirúrgico. 

Ao vincular outros procedimentos, é preciso internação hospitalar, tempo maior e cuidados mais delicados no pós cirúrgico.

É uma análise que sempre deve vale a pena ser feita com muito cuidado e merecer ser discutida com o cirurgião escolhido. 

COMO ME PREPARAR PARA A CIRURGIA?

- Faça os exames pré operatórios sem correria. 

- Organize-se, pessoal e profissionalmente, para poder descansar por alguns dias, e assim, potencializar sua recuperação.

- Alimente-se com qualidade e responsabilidade.

-Exercite-se sem excessos para não correr o risco de se machucar.

- Hidrate-se.

- Prepare-se com uma boa noite de sono. 

- Não utilize medicações que não sejam previamente comunicadas ao seu médico.

COMO É FEITA A BLEFAROPLASTIA?

A blefaroplastia é realizada com anestesia loca, e tem duração variável de 40 minutos a uma hora e meia.

No procedimento, o médico marcará o excesso de pele, retirará com o bisturi (o mesmo vale para a gordura das pálpebras inferiores), em seguida cauterizará e finalizará com os pontos, que serão retirados alguns dias depois.

Não há curativos. 

Apenas solicitado que a paciente vá para casa após liberada, utilizando óculos escuros, que descanse e cuide-se com imenso amor.

COMO É O PÓS OPERATÓRIO DE BLEFAROPLASTIA?

O pós cirúrgico costuma ser simples.

Repouso por 48 horas.

Uma semana de repouso relativo. Isto significa desacelerar, dormir um pouco mais e esvaziar ligeira e amorosamente a agenda, mesmo que retome parte da rotina essencial.

Compressas com chá de camomila gelado frequentes.

Atividade física de baixa intensidade após 20 dias e de alta atividade e aquáticas, apenas após um mês.

Não usar lentes de contato por 15 dias.

No mais, comparecer à consulta para retirada dos pontos e demais retornos de acompanhamento solicitados pelo cirurgião, não exagerar na maquiagem, evitar quaisquer produtos nos olhos, e curtir com carinho a evolução da sua recuperação. 

POSSO ME MAQUIAR APÓS A BLEFAROPLASTIA?

Sim, você poderá se maquiar após a blefaroplastia.

O que recomendamos é que o uso de produtos na região dos olhos, como sombras, rímel, lápis, delineador, sejam evitados por aproximadamente 15 dias, uma vez que podem irritar a região, aumentando o risco de infecção.

O uso de corretivos leves, primers, pó matificante, blush, batom está liberado logo após, sempre sem excessos.

O objetivo é deixar a pele respirar e se recuperar com leveza e no tempo do seu organismo.

O QUE É BLEFAROPLASTIA TRANSCONJUNTIVAL?

É uma técnica de blefaroplastia inferior em que a incisão é realizada dentro da pálpebra inferior permitindo o acesso a gordura que é removida com imensa delicadeza.

Não há remoção de pele, e esta incisão é fechada com sutura absorvível.

Portanto, nenhuma incisão é feita na pele, não deixando qualquer cicatriz.

O QUE É OCIDENTALIZAÇÃO?

Sabemos que o nome da técnica está longe de ser apropriado, e que a beleza dos olhos orientais é sem dúvida uma das mais marcantes e femininas.

O objetivo do procedimento de ocidentalização, nem de longe é descaracterizar esta beleza, nele, apenas cria-se a "dobrinha" na pálpebra (sulco palpebral) para maior abertura do olhar e para possibilitar maquiagens mais elaboradas com sombras e iluminadores.

1 - IMG_3346.PNG
1 - IMG_3346.PNG
bottom of page