top of page

RINOPLASTIA

Cirurgia plástica do nariz

O nariz é fundamental na composição da beleza e equilíbrio do rosto.

Por localizar-se no centro da face, é alvo de muita atenção e suas alterações podem causar impacto na autoestima.

A rinoplastia tem como objetivo alcançar a harmonia facial, tratando as alterações estéticas e funcionais do nariz.

É considerada uma das mais antigas e tradicionais cirurgias no âmbito da cirurgia plástica, pois os cirurgiões indianos já a praticavam há dois mil anos. É um tipo de cirurgia muito notada por seus resultados, devido ao fato de modificar sensivelmente a face do (a) paciente.

Na rinoplastia é realizada a remodelação das estruturas ósseas e cartilaginosas, através de reduções, mudanças na forma ou aumento de suas estruturas.

Com isso podemos corrigir alterações no dorso, na ponta e na largura do nariz.

Além da questão estética, a cirurgia pode corrigir também alterações respiratórias.

Não é possível prever, com absoluta exatidão e nos mínimos detalhes, o formato final de um nariz após uma rinoplastia. Mesmo tendo-se objetivos a atingir, não é possível prever o quanto destes objetivos será alcançado. E isto se deve ao fato de que cada paciente tem características que lhe são próprias, tais como a espessura da pele e das cartilagens do nariz, elementos esses, que podem interferir no resultado final.

Também, há que se levar em conta que a reação local, após a retirada e o manuseio das estruturas do nariz, será igualmente variável de pessoa a pessoa.

Exemplificando: um (a) paciente com pele espessa na ponta nasal, após a retirada e modelagem da cartilagem local, terá uma ponta mais fina, mas não tão fina quanto à de um paciente com pele menos espessa.

Cada caso é estudado minuciosamente, respeitando-se as características raciais e funcionais de cada pessoa.

RECOMENDAÇÕES PRÉ-OPERATÓRIAS:

Algumas recomendações deverão ser seguidas antes da cirurgia e serão explicadas por seu médico.

É importante que você esteja em boas condições de saúde para fazer a cirurgia. Na consulta médica é realizada uma avaliação física completa e são solicitados exames laboratoriais pré-operatórios.

Informe ao seu médico os remédios que você usa normalmente, pois alguns devem ser suspensos, como é o caso dos anticoagulantes.

Evitar todo e qualquer medicamento para emagrecer, por um período de 15 dias antes do ato cirúrgico (incluindo também os diuréticos e formulações pré treino).

Comunicar até dois dias antes da cirurgia ocorrências como gripe, indisposição, febre e demais problemas de saúde que possam surgir.

Evitar bebidas alcoólicas ou refeições fartas na véspera da cirurgia.

Outras recomendações específicas, relativas a cuidados com o curativo, cicatrização, exposição solar e atividades esportivas serão dadas pelo seu médico de acordo com o seu caso.

A paciência e os cuidados são fundamentais no pós-operatório. Ao longo de alguns meses você poderá ver um resultado mais natural e definitivo.

Converse sobre suas expectativas com seu médico e veja o que realmente pode ser feito no seu caso, pois a perfeição não existe, porém os resultados valem a pena.

 

RECOMENDAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS:

Evitar esforço físico por, no mínimo, sete dias.

Evitar sol, vento ou friagem nos três primeiros dias.

Usar compressas com soro fisiológico gelado sobre os olhos nas primeiras 05 horas e, depois, 30 minutos a cada 2 horas, por três dias.

Procurar não abaixar a cabeça e não faça esforço físico.

Nos primeiros dias, é comum sentir certa dificuldade para respirar devido ao inchaço. Pode-se pingar soro fisiológico (opcional), à vontade, no nariz para facilitar a respiração.

Obedecer rigorosamente à prescrição médica.

Voltar ao consultório para a troca de curativos nos dias e horários marcados.

Tenha sempre em mente que o bom resultado final de qualquer cirurgia também depende de você.

1 - IMG_3346.PNG
bottom of page