top of page
IMG_9566.jpg

ABDOMINOPLASTIA

Plástica abdominal

A abdominoplastia é o procedimento em que o excesso de gordura e de pele é removido da região abdominal.

Em muitos casos, restaura também os músculos enfraquecidos ou separados, criando um perfil abdominal mais suave e tonificado.

Na ABDOMINOPLASTIA TRADICIONAL, como descrevemos acima, o objetivo é a remoção do excesso de gordura e pele, com a correção da flacidez muscular.

Já na ABDOMINOPLASTIA EXTENSA, junto aos procedimentos da abdominoplastia tradicional, os excessos localizados nas laterais, nos quadris e lombar, também são retirados, através de um incisão maior.

Há ainda a MINIABDOMINOPLASTIA, que como o próprio nome sugere é menor que a tradicional, e é indicada para pacientes que desejam remover apenas o incômodo do excesso de gordura abaixo do umbigo.

A ABDOMINOPLASTIA EM ÂNCORA é utilizada quando se tem muito excesso de pele a ser retirado. Na abdominoplastia tradicional, a pele excedente é extraída na horizontal, já quando é preciso remover uma quantidade maior de pele e gordura, a retirada precisa ser feita também na vertical, formando um desenho similar à uma âncora. 

Para cada situação, uma indicação.

Sempre com o cuidado e a responsabilidade em estudar e adequar as melhores técnicas para os desejos e necessidades de cada paciente.

O QUE ESPERAR DA ABDOMINOPLASTIA?

Na abdominoplastia você pode esperar diminuição expressiva do volume do abdome, e também uma estrutura abdominal mais firme e alongada com formas mais harmoniosas. 

O que NÃO se pode esperar é perda de peso. Essa não é a função do procedimento.

Claro que uma diminuição do volume abdominal será perceptível já nos primeiros instantes e com uma recuperação ciodadosa e hábitos saudáveis, os efeitos serão catalisados com o passar do tempo, contudo, números menores na balança não devem ser esperados em função deste procedimento.

Para isso, será preciso adequar-se às práticas mais antigas, conhecidas e infalíveis: atividade física e alimentação adequada. 

QUEM PODE REALIZAR ESSA CIRURGIA?

A abdominoplastia é indicada para homens e mulheres que se incomodam com o acúmulo de gordura e excesso de pele na faixa abdominal.

As contraindicações estão diretamente relacionadas á eventuais condições graves na saúde geral do paciente, que causam empecilhos na realização de procedimentos cirúrgicos de qualquer ordem.

COMO ME PREPARAR PARA CIRURGIA? 

O pré operatório é um período muito importante pata todos os procedimentos cirúrgicos. 

Há peculiaridades para cada um e com abdominoplastia alguns cuidados especiais também são necessários:

- Organize-se para que sua rotina fique mais tranquila por ao menos dez dias anteriores á cirurgia, o que permitirá que descanse, que cuide de sua alimentação, do seu sono, da sua saúde emocional e física. Organismo em equilíbrio é uma boa parte do caminho de sucesso a ser percorrido.

- Comunique o cirurgião qualquer desconforto que tiver nos três dias que antecedem sua cirurgia, seja uma gripe, dores incomuns, estado febril.

- Salvo casos específicos e com acompanhamento médico, não utilize por até dez dias antes da cirurgia, medicamentos com a finalidade de emagrecimento e que contenham AAS ( ácido acetil salicílico), pois afinam o sangue e aumentam as chances de complicações como hematomas e sangramentos.

- Faça refeições leves e preferencialmente sem o uso de bebidas alcoólicas no dia anterior.

E o mais importante: 

- Programe-se para que ao retornar da cirurgia, possa cuidar integralmente de si; uma vez que não poderá carregar pesos de qualquer ordem ou fazer esforços. Antecipe-se pedindo ajuda à alguém e readequando sua agenda familiar, social e profissional. 

COMO É REALIZADA A ABDOMINOPLASTIA?

No dia do procedimento, programe-se para acordar com calma. Sem pressa, com seu melhor sorriso, confiante, contente para uma mudança que você escolheu que merece vivenciá-la com muito amor.

Apresente-se no hospital para a internação no horário pré estabelecido.

Não se esqueça do jejum de no mínimo 8 horas, inclusive água.

Sobre a cirurgia é importante saber que tem duração aproximada de duas a três horas, e que pode ser feita com anestesia peridural ou raqui, mas quando a abdominoplastia é associada à outro procedimento em geral é preciso anestesia geral.

É sempre um procedimento hospitalar, com internação de 24 horas.

São feitas incisões ao redor do umbigo e na parte inferior da barriga, abaixo da linha do biquíni.

Com os músculos expostos, é possível corrige distensões.

loho após a pele é reposicionada, o excesso de gordura e pele, removidos, finalizando com delicadeza o umbigo, a inserção de drenos, as suturas e os curativos, que serão removido  em 24 horas.

Assim, através deste reposicionamento, a cintura feminina e o contorno corporal de todos os pacientes, são acentuados.

COMO É A RECUPERAÇÃO DA ABDOMINOPLASTIA?

Por dois ou três dias haverá um incômodo, e possíveis dores serão administradas com analgésicos.

Evite qualquer esforço físico por até 30 dias.

Utiliza malha compressora o tempo todo, retirando apenas para o banho,  por cerca de 90 dias, ou a critério de seu médico.

Faça drenagens linfáticas conforme recomendado. 

Mantenha uma alimenta~~ao nutritiva, rica em fibras, sem alimentos que causem acúmulo de gases ou que desestabilizem sua função intestinal

Cuide de seu sono. UM ambiente tranquilo e uma rotina bem definida permite o descanso completo do corpo, auxiliando em uma recuperação mais leve e rápida.

Após 15 dias, os pontos do umbigo serão retirados, os demais não requerem retirada.

E claro, compareça a todos encontros agendados para acompanhamento dos resultados.

HÁ RISCOS NA ABDOMINOPLASTIA?

Em todo e qualquer procedimento cirúrgico existem riscos.

Um bom pré operatório, ponderar cirurgias plásticas associadas, são elementos que reduzem consideravelmente esses riscos, porém, riscos de hematomas, hemorragias, infecções, necroses, tromboembolismo, por exemplo, são possíveis em qualquer situação de intervenção cirúrgica.

HOMEM TAMBÉM PODE REALIZAR ABDOMINOPLASTIA?

Que uma verdade seja dita: homens e mulheres querem e merecem se sentir bem e a abdominoplastia é uma técnica preciosa para ambos.

As indicações são as mesmas, o procedimento é realizado da mesma forma (nas mulheres evidentemente, caprichamos na cintura), e os cuidados pré e pós cirúrgicos também são os mesmos. 

Claro, que há um padrão diferente de acúmulo de gordura e as formas corporais também são diferentes, assim, a remoção dos excessos indesejados serão feitas de acordo; porém a diminuição do volume abdominal, uma silhueta equilibrada, maior conforto ao vestir-se e movimentar-se, e uma sensação de contentamento e bem estar ao olhar-se no espelho, é um desejo e uma necessidade que independe do sexo.

PODE-SE ASSOCIAR OUTROS PROCEDIMENTOS COM ABDOMNOPLASTIA?

É possível e bastante usual vincular outros procedimentos à abdominoplastia, em especial a lipoaspiração.

Esta vinculação é indicada para pacientes que possuem uma camada mais espessa de gordura abdominal. É possível, dessa forma, remodelar a silhueta com a aplicação de ambas as técnicas para a remoção de excessos no dorso, flancos, na barriga e na cintura.

Demais procedimentos também podem ser feitos, mas requerem avaliação criteriosa do cirurgião.

VOU PERDER MEU UMBIGO NA ABDOMINOPLASTIA?

Pode respirar com tranquilidade que na abdominoplastia você não perderá seu umbigo.

Contrariando o que muitas pessoas pensam, não é feito um novo umbigo.

Esta sensação, surge muitas vezes, por uma leve cicatriz que o circundará, e que é imprescindível para a finalização do procedimentos, podendo alterar levemente o formato, até porque os tecidos estrão mais firmes, menos flácidos.

É evidente que a escolha de um bom cirurgião é fundamental para que o resultado seja harmonioso, para que o umbigo seja corretamente posicionado e que as suturas necessárias sejam feitas com delicadeza.

Mas pode acreditar, o umbigo será aquele que está com você desde o nascimento.

O QUE É DIÁSTASE ABDOMINAL?

A diástase abdominal é o afastamento dos músculos abdominais.

A consequência é uma barriga flácida, com excesso de pele, acúmulo de gordura, e o que mais incomoda, sob a pressão dos dedos, na parede abdominal, uma espécie de buraco na barriga é perceptível.

Há inúmeras razões que levam à essa condição, porém, a mais usual é a gestação.

A cirurgia é o mecanismo de reparo. No procedimento, os músculos são costurados com uma linha de alta tecnologia que não rompe ou se deteriora. Pode ser feito através de laparoscopia ou no processo de abdominoplastia.

A ABDOMINOPLASTIA RETIRA AS ESTRIAS?

Em parte, mas não deve ser o foco.

O objetivo da abdominoplastia é retirar pele em excesso e reposicionar a musculatura para o afinamento da cintura, e assim, em muitos casos, as estrias localizadas na extensão abaixo do umbigo são extraídas. 

Já as estrias que se localizam nos flancos e acima do umbigo, permanecerão onde estão.

1 - IMG_3346.PNG
1 - IMG_3346.PNG
1 - IMG_3346.PNG
bottom of page